...

Nao deixem de visitar www.ilovemusic.tk

hehehe

hehehe

sexta-feira, 27 de março de 2009

“Chapa-100” para animar Dia Mundial do Teatro

Chapa-100

ANUALMENTE, os fazedores do teatro juntam-se para comemorar o dia internacional desta modalidade cultural, que normalmente os junta, para reflexões ou mesmo para algumas apresentações ao público. Sem fugir ao costume, este ano vários eventos terão lugar um pouco por várias cidades do país. Em Maputo, o Teatro Avenida, que vem levando a cabo desde os princípios deste mês várias actividades relacionadas com a efeméride, acolhe a apresentação da peça “Chapa-100”, encenada por Manuela Soeiro. 

Esta obra, apresentada por actores do Mutumbela Gogo, Mbeu e Luarte, traz histórias e dramas que os cidadãos vivem diariamente para poderem deslocar-se de um ponto para o outro com recurso ao transporte semicolectivo de passageiros, vulgo “chapa”. Segundo Jorge Vaz, autor e um dos participantes da obra, “um dos grandes objectivos da peça é fazer com que a população reflicta sobre o drama dos ‘Chapa 100’ e perceba que apesar dos transtornos que têm causado é importante valorizá-los, porque é com base neles que a maior parte da população consegue chegar ao destino”.

Vaz considera o Dia Internacional do Teatro como uma excelente oportunidade para convidar todos os autores e amantes desta arte a trabalharem um pouco mais em prol da cultura e transmitir as suas experiências aos que precisam para continuar com esta actividade, principalmente para os que se dedicam ao teatro comunitário, que proporcionam alegria às pessoas nos bairros periféricos das cidades.

Por outro lado, o nosso interlocutor disse ainda que “é necessário incentivar os jovens, principalmente os principiantes, a dar continuidade à modalidade, porque é dentre várias a que mais permite a interacção entre os fazedores e o público e faz com que as pessoas se sintam envolvidas nas histórias retratadas e que cada um procure identificar o seu problema para uma posterior reflexão e tomada de decisão com base no diálogo”.

0 comentários: