Editora & J.K. Rowling em maus lencois
J.K. Rowling, autora da saga «Harry Potter», e a sua editora estão a ser processados por plágio, no valor de 592,5 milhões de euros.
A família do falecido Adrian Jacob, que publicou «Willy the Wizard» em 1987 - dez anos antes do primeiro livro de Rowling e três anos antes de a mesma ter pensado em Harry Potter -, vai mesmo a tribunal para reclamar os direitos da ideia original.
«Willy the Wizard» é também sobre uma criança que descobre ter poderes mágicos e foi enviado à editora de Rowling, a Bloomsbury Publishing, mas acabou por ser rejeitado. Seria publicado por uma companhia mais pequena, com o nome de «The Adventures Of Willy The Wizard No 1: Livid Land.»
Jacob perdeu o seu dinheiro no crash da bolsa de 1991 e morreu seis anos depois, antes de «Harry Potter» ser o sucesso que é hoje.
A acção, interposta pela família, reclama que o quarto livro da série, «Harry Potter e o Cálice de Fogo», é um plágio de «Willy the Wizard». Ambos os jovens participam num concurso de magia e tentam resgatar refém humanos aprisionados por criaturas meio-humanas em casas-de-banho. Mas parece haver outros pontos em comum.
A primeira acção foi interposta contra a Bloomsbury, mas a família já garantiu que a escritora também será processada. A editora e Rowling já negaram as acusações.
0 comentários:
Enviar um comentário